quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Piadosas (3)

Era o meu primeiro ano como padre.
Uma comunidade de freiras organizou umas semanas de experiência para raparigas na sua casa de Saúde, como possíveis candidatas para a Ordem. Pediram-me que lhes fosse falar sobre a vocação religiosa e os conselhos evangélicos, sendo a primeira palestra sobre a virgindade. No dia marcado dirigi-me ao local. No jardim estavam as jovens estiradas na relva. Quando me viram sair do carro e procurar a recepção assobiaram-me e comentaram:
- Até que enfim vemos por aqui um borrachinho… Vamos ter as sortes para ver quem fica com ele.
Fiquei surpreendido e pensei que talvez não fosse aquele o grupo a quem iria falar. A Irmã responsável foi então chamá-las:
- Meninas, já chegou o Sr. Padre, vamos à palestra.
Ainda consegui ouvir uma moça divertida:
- Já chegou?! Só se entrou pela porta secreta, já deve estar habituado.
Na sala, ao depararem-se comigo, ficaram tão atrapalhadas sem saber onde se meter. Apeteceu-me perguntar-lhes quem tinha sido a contemplada pela sorte, mas contive-me. Afinal ia falar sobre a castidade e isso não é outra coisa que saber conter-se.

Sem comentários: