domingo, 11 de junho de 2023

Jesus passa, vê e chama

 

Ano A – X domingo comum

 

PRIMEIRA REFLEXÃO

1. Jesus passou

2. Viu Mateus 

3. e chamou-o.

4. Este deixou tudo 

5. e seguiu Jesus

Foi o próprio Mateus quem assim deixou escrito o que se passou com ele próprio.

 

1º - Jesus passou

Jesus nunca fica estacionado, pois continua a passar

É o primeiro a vir ao nosso encontro.

Ele passa como quem não quer…

Passa quando não esperamos.

Mais cedo ou mais tarde nós cruzamo-nos com ele.

Passa pelo nosso trabalho, pelo nosso lazer, pela nossa casa, pela nossa comunidade, quando estamos sós ou no meio da multidão.

Jesus sempre passa por nós.

 

2º - Jesus viu Mateus

Mateus aos olhos dos fariseus era e continuou a ser um pecador, um publicano.

Jesus não viu o que Mateus era ou tinha sido, mas viu o que ele havia de ser, o que ele podia ser – um discípulo, um apóstolo, evangelista, mártir.

Se eu fosse artista fazia uma pintura com esta cena.

Os fariseus um uns óculos em forma de retrovisor (para ver apenas o passado).

E Jesus com uns óculos em forma de binóculo (para ver o futuro).

Jesus ensina-nos a ver sobretudo o que podemos ser, o que ele espera que sejamos.

 

3º - Jesus chamou-o

Na tradição rabínica os discípulos é que escolhiam o seu mestre, a sua escola.

Na escola de Jesus não é assim.

É o mestre quem escolhe os seus discípulos – não fostes vós que me escolhestes. Fui eu quem vos escolhi e destinei.

É ele quem nos escolhe porque ele sabe melhor do que nós o que precisamos aprender.

É ele quem nos escolhe porque nós não sabemos fazer boas escolhas.

 

4º - Mateus levantou-se e deixou tudo

Todos os que tiveram um encontro real com Jesus deixaram algo imediatamente.

Não basta querer deixar, é preciso fazê-lo imediatamente.

Assim aconteceu com os primeiros discípulos na praia onde deixaram as redes, o barco, os assalariados e o próprio pai.

Depois de um encontro com Jesus cada um tem de abrir mão, tem de desprender-se de algo, de alguém ou de alguma situação.

 

5º - E seguiu Jesus

Seguir Jesus é identificar-se com ele.

Deixou de ser o publicano Mateus e passou a ser o discípulo seguidor.

Jesus começou por pôr os olhos em Mateus e este acabou por pôr os seus olhos em Jesus seguindo-o.

Ninguém continua o mesmo após encontrar-se com Jesus.

É por isso que a comunidade dos discípulos de Jesus é formada de ex qualquer coisa: ex-cobrador de impostos, ex-publicado, ex- pescador, ex-zelota, ex-coxo, ex-leproso, ex-cego…

 

SEGUNDA REFLEXÃO

Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores – disse Jesus.

 

Ou A

Um dia um santo homem ouviu esta leitura na igreja e começou a chorar:

- Deus não gosta de mim. Deus não olha para mim, esqueceu-me completamente que eu existo.

- Como podes tu dizer semelhante coisa? – atalhou um vizinho.

- Ele diz que não veio para os justos… ele não veio para mim.

- E quem te disse que tu és justo? Todos somos pecadores e então ele veio para todos nós e para ti também.

 

Ou B

Um santo bispo foi visitar uma enferma. Ao despedir-se recomenda:

- Não se esqueça de rezar por mim.

- Ah Senhor Bispo, eu não me esqueço. Todos os dias eu rezo pelos pobres pecadores.

De facto, Jesus não veio chamar os justos, mas os pecadores… porque todos são pecadores. Não há Justos e pecadores, mas apenas pecadores e pecadores.

 

Ver também:

O olhar que mais valoriza

 

Sem comentários: