quarta-feira, 25 de maio de 2022

Às escondidas com Deus


4ª feira – VI semana da Páscoa

Ignotus

Onde te escondes? Eis que em vão clamamos,
Suspirando e erguendo as mãos em vão!
Já a voz enrouquece e o coração
Está cansado — e já desesperamos...

Por céu, por mar e terras procuramos
O Espírito que enche a solidão,
E só a própria voz na imensidão
Fatigada nos volve... e não te achamos!

Céus e terra, clamai, aonde? aonde? —
Mas o Espírito antigo só responde,
Em tom de grande tédio e de pesar:

— Não vos queixeis, ó filhos da ansiedade,
Que eu mesmo, desde toda a eternidade,
Também me busco a mim... sem me encontrar!

Cf. Antero de Quental, in "Sonetos" 1880.

 

De facto, Deus oculta-se para se revelar.

E revela-se para se ocultar.

Ele esconde-se para que o procuremos.

E revela-se-nos para que o encontremos.

Revela-se para não nos cansarmos de procurá-lo.

E esconde-se para que não nos esqueçamos de procurá-lo.

Deus esconde-se porque quer revelar-se com mais intensidade.

 

Ver também:

Fala-me de Deus

Conhecimento de Deus

Da raça de Deus

Somos da raça de Deus

Ao Deus desconhecido

 

Sem comentários: