segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

O último Evangelista


Festa de São João, Apóstolo e Evangelista

Amai-vos uns aos outros:

São Jerónimo deixou escrito que, quando o Evangelista João era muito ancião e já não podia caminhar, os discípulos de Éfeso acudiam a sua casa para escutar a sua pregação, que sempre terminava da mesma maneira:

- Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros.

Quando lhe perguntaram porque repetia sempre o mesmo, respondeu:

- Porque este é o mandamento que nos deu o Senhor Jesus quando se despediu de nós. E eu quero despedir-me de vós recordando as mesmas palavas do Meu Mestre e Senhor.

Outros, porém, vão mais longe e referem que ele não dizia outra coisa ao longo de toda a sua pregação. Do princípio ao fim só repetia a mesma exortação. E não era por causa da idade, mas devido à sua fé e convicção. 

 

O Apóstolo não mártir:

A festa de hoje é a única que não tem paramentos vermelhos, mas brancos. De facto, São João Apóstolo foi o único apóstolo que não morreu martirizado.

Porquê?

Porque o seu martírio foi a virgindade, dizem uns.

Porque foi esgotando a sua vida, como uma vela a ser consumida, dizem outros.

Porque ele já sofreu o suficiente vendo Cristo a sofrer na cruz, desde o princípio até ao fim, digo eu. De facto, o seu martírio foi ver e sofrer com Jesus no Calvário. Foi o único apóstolo a estar presente.

O dia de abençoar o vinho:

Conta a história que ele foi vítima de uma tentativa de morte com vinho envenenado. Ele antes de beber, mesmo sem saber o que ali estava, abençoou a taça que lhe apresentaram e o veneno do vinho saltou fora sob a forma de uma cobra. É por isso que São João é frequentemente apresentado não apenas com uma águia, mas também com um cálice donde sai uma cobra. Para pedir a mesma proteção é costume abençoar o vinho neste dia.

 

Oração para a bênção do vinho:

Senhor Jesus Cristo, que vos apresentastes como a videira verdadeira e os vossos apóstolos como seus ramos, abençoai + este vinho e fortalecei-o com vossa bênção, para que todos os que dele beberem, pela intercessão do vosso amado discípulo João, possam ser poupados de toda a aflição e gozar do bem-estar físico e espiritual. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

 

Ver também:

Apóstolo preferido

O Predileto

Apóstolo São João

Consumir-se

Lição de São João Evangelista

João Apóstolo e Evangelista

 

Sem comentários: