terça-feira, 18 de julho de 2017

Dia do Pe. António Vieira

















Paiaçu ou Grande Pai, Grande Padre

Hoje quero recordar a figura ímpar de um padre jesuíta, missionário, escritor e precursor da abolição da escravatura, Padre António Vieira, falecido faz hoje 320 anos e por quem tenho grande admiração… conforme tenho mostrado em muitas páginas deste QUINTAL DO VIEIRA.
António Vieira, nascido em Lisboa em 1608, chegou com a sua família ao Brasil quando tinha 6 anos, onde se formou como jesuíta, filósofo, exímio escritor e excelente orador.
Defendeu os povos indígenas, combatendo a sua exploração e escravização, sendo chamado carinhosamente PAIAÇU (grande Padre/Pai, em língua Tupi).
A sua vasta obra, com mais de 30 volumes, inclui sermões, cartas, escritos políticos, estudos históricos e proféticos, poesia e teatro. É reconhecido sobretudo como orador ou pregador e conhecido como o Imperador da língua portuguesa.
Morreu na Baía aos 89 anos, a 18 de julho de 1697.

Embora não conste no cânone dos santos nem tenha pertencido à Igreja Episcopal do Brasil, é tido como tal por essa mesma igreja, pela sua coragem como testemunha profética de Cristo sendo celebrada a sua memória neste dia 18 de julho.






Sem comentários: