terça-feira, 25 de julho de 2017

Caminho de Santiago















Na Festa de Santiago de Compostela, quero copiar o apóstolo que foi o primeiro a avançar para o martírio e aquele que melhor nos ensina a caminhar, não como turistas, mas como peregrinos... seguindo a Jesus Cristo.

Turista ou peregrino

Turista
Vai com o relógio na mão, não quer perder nada. Uma via-sacra aqui, uma procissão ali, Prova muitas coisas, mas não experimenta nada.
Peregrino
Esquece as pressas do relógio e a agenda. Vive o momento presente como se fosse o único e último. Saboreia cada segundo ao lado de Jesus deixando pegadas no seu coração.

Turista
Tem tudo controlado: seguros em caso de acidente, o livro de reclamações. Tudo controlado antes de começar a caminhar. As costas bem protegidas. Confia muito mais nuns papéis do que no Senhor.
Peregrino
Não sabe o que vai deparar no caminho. Vai de surpresa em surpresa, pois sabe que tem o seguro mais fiável que é Jesus Cristo. A seu lado nada de mal pode temer.

Turista
Coleciona momentos, factos, lembranças, como todos os anos, irão passar a um álbum esquecido depois de uma semana.
Peregrino
Vive experiências que deixam uma profunda pegada, sabendo que mudará a sua vida. Guarda todas estas coisas no seu coração.

Turista
Paga e por isso exige. Se levar a cruz pedirá recompensa. Se assistir a uma celebração, esperará interesse.
Peregrino
Dá gratuitidade, descobre que o amor e o serviço são valores que quanto mais gasta mais tem e mais interesse recebe em forma de felicidade.

Turista
Leva guarda-chuva para não se molhar, leva armadura para que não o toque o coração, leva bilhete de volta, como se tratasse de umas simples férias iguais às outras.
Peregrino
Empapa-se até aos ossos e coração. Ama, sofre, sonha com o outro. Está em atitude aberta, disposto a que Jesus o toque no coração, sentindo na sua vida a autêntica felicidade.

Turista
Ao chegar à meta acaba o caminho, fecha o livro, apaga o GPS e volta à vida de antes como se nada tivesse sucedido, como se a ninguém tivesse encontrado no caminho da vida.
Peregrino
A meta encontra-se em cada passo do caminho, em cada experiência, em cada encontro. Faz do caminho, vida e encontro com Jesus e com os irmãos, sacramentos de amor.


















Texto de autor desconhecido e fotos de
Blogs.periodistadigital.com
creyeentes-y-responsables.php

Sem comentários: