domingo, 22 de junho de 2014

Receber e ser recebido


Ano A - Corpo de Deus

1º - Sempre que celebramos a Eucaristia é uma festa. Em geral dizemos o contrário: Sempre que há uma festa, celebramos a Eucaristia.
Esta solenidade foi instituída para nos lembrar que sempre que celebramos a missa, há festa.
Sempre que alguém comunga, ao sair da celebração está a fazer uma procissão do Santíssimo. É por isso que fazemos a procissão solene neste dia para nos lembrar o que acontece sempre que passamos pelas mesmas ruas depois de comungarmos.

2º - Quando estava na fase final da sua vida, o Cura de Ars, já sem foras foi reconfortado pela Santa Unção e pelo Viático ou Sagrada Comunhão. Ficou muito satisfeito e feliz ao ser ungido com a Unção dos Enfermos e pela Absolvição gera. Quando estava para receber a comunhão, começou a chorar convulsivamente. Que se passa? Está com muitas dores? Tem medo de morrer? Não quer receber Nosso Senhor? Nada disso. Ele chorava pois dizia que estava triste por ser a última vez que tinha a felicidade de receber a Sagrada Comunhão. Era essa o seu desgosto: Comungar pela última vez! Então o sacerdote vizinho reconfortou-o: Amigo, até aqui foste tu a receber a visita de Jesus. A partir de agora és tu que vás visitar o mesmo Jesus.
De facto é o que se passa connosco: temos de receber tantas vezes a visita de Jesus na Sagrada Comunhão para que aprendamos, pois um dia nós é que O iremos visitar na Eternidade. Hoje nós recebemos a Jesus, para nos lembrar que um dia será Ele a nos receber na sua glória.

Sem comentários: