sábado, 28 de junho de 2014

Em dia de aniversário

Faz hoje 136 anos que foi fundada a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus pelo Pe. Leão Dehon.
O Superior Geral, Pe. José Ornelas, na carta para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, desde ano, propôs uma mensagem a todos os religiosos dehonianos e membros da família dehoniana subordinada ao tema: Partilhar o nosso carisma dehoniano.
Tomo a liberdade de reequacionar dois pensamentos dessa mensagem:

1º - Um só Dehon, muitos dehonianos
Os religiosos da Congregação não são os únicos agraciados pelo dom do carisma do Pe. Dehon. A partilha do carisma com os leigos faz parte da nossa tradição desde o início. O Pe. Dehon partilhava, cheio de entusiasmo, o seu dom com os leigos que lhe eram mais próximos, familiares, amigos e colaboradores, intuindo que, também assim, o carisma melhor penetrava nas almas e nas sociedades.

2º A importância de um acorde
A espiritualidade dehoniana gira à volta de um e, conjunção copulativa.
Para o Pe. Dehon não bastava definir a nossa identidade só pelo amor. Ele preferia falar sempre de ‘amor e …’ – amor e reparação, amor e imolação, amor e oblação, amor e justiça, amor a Deus e amor ao próximo, profetas do amor e servidores da reconciliação… Na bela imagem de Roger Buggraeve ‘nós temos que respirar com dois pulmões: misericórdia e justiça. Assim é o Pe. Dehon, no fundo do seu coração. Uma participante no Encontro da Família Dehoniana, em maio último, testemunhou: ‘ A espiritualidade dehoniana de amor e oblação, disponibilidade, entrega e reparação fez soar um acorde no meu coração. Ao partilhar convosco o carisma do Pe. Dehon, senti despertar em mim o que havia de bom, estreitar a minha relação com Deus e uma amorosa devoção ao seu Sagrado Coração. O que mais me motiva no Pe. Dehon é a sua paixão por Deus e o seu empenho pela justiça social.’


Sem comentários: