domingo, 10 de fevereiro de 2013

Na mesma barca

Ano C - V Domingo Comum
 
Do evangelho de hoje admiro 3 coisas:
 
- A obediência e a humildade de Pedro. ele era pescador experimentado. Jesus deu-lhe conselhos de como pescar... e Pedro, com humildade e obedecendo confiou e a pesca foi milagrosa. Tenho a impressão de que na faina da pesca Pedro devia perceber mais do que Jesus... Em todo o caso um dá palpites e outro aceite. A pesca tornou-se milagrosa ou porque foi fruto de obediência e da humildade, pois quem não for humilde não pescará nada; ou foi milagrosa porque feita na presença ou na companhia de Jesus, pois sem isso é inútil qualquer empreendimento... Se o Senhor não estiver connosco de que vale ir à pesca?
 
-  Outra coisa que admiro é que Pedro ficou cheio de temor ao ver o resultado milagroso. Eu ficaria com medo se não tivesse pescado nada. Ele ficou com medo perante o maravilhoso, pois achava-se indigno disso. E Jesus diz: Não tenhas medo... Esta expressão aparece 365 vezes na Bíblia. Nós precisamos de ouvir uma vez cada dia do ano que há que não ter medo, mas confiar em Deus, apesar da nossa indignidade. Afinal somos todos sermos indignos...
 
- Finalmente admiro a dimensão da renùncia dos primeiros apóstolos. Se Pedro, tiago e João tivessem deixado logo um barco vazio, uma rede rota ou uma família dispersa, eu não me admirava. Eles deixaram logo bens muito excelentes: um barco cheio, uma rede bem preparada, uma família unida. Eles renunciaram valores de alto nível e por isso a sua prontidão tem muito mais valor. Nós só renunciamos aqilo que tem valor, para optar por outro valor ainda mais alto.

Sem comentários: