terça-feira, 7 de agosto de 2012

Contra a corrente

3ª Feira - XVIII Semana Comum

- O vento era contrário, a natureza puxava para baixo... era preciso remar contra a corrente, contra a maré, contra as forças naturais.

Faz-me lembrar um colega meu que se lamentava estar sempre fora da corrente:
Quando era novo, nomeavam como superiores os velhos.
Agora que sou velho, nomeiam como superiores os novos....
Estou sempre fora de moda, sempre no contra

E eu posso dizer também:
Quando eu era novo os Padres velhos é que usavam batina, romeira, faixa, cabeção, chapéu...
Agora que sou velho, os Padres novos, neos-sacerdotes, é que usam batina, romeira, capa. cabeção e outros adereços...
Pois é, estou sempre no noutro grupo, fora de moda, contra a corrente, contra a maré...

Isto que quer dizer?
No Evangelho de hoje, é preciso remar contra o vento, avançar contra a corrente, lutar contra os obstáculos.
Só um corpo vivo é que é capaz de lutar contra a correnteza, pois um corpo morto deixa-se simplesmente levar.
O verdadeiro discípulo de Jesus tem de ser contra as forças naturais, contra a corrente, contra o vento...
O verdadeiro discípulo de Jesus tem de ser um corpo vivo.
Tem de ser corajoso para ser da oposição, inconformado, humilde...

Além disso tem de ser capaz de andar sobre o mar... resistindo à natureza...
Quem vai ao encontro de Jesus até vence esses obstáculos... nada lhe impedirá de se aproximar de Jesus.

Ele continua a estender a sua mão.

Sem comentários: