terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vicente de Paulo

Memória de São Vicente de Paulo
27 de Setembro

1ª Reflexão
O Beato João Paulo II dizia do Santo deste dia:
"Voltemos a nossa mente e o nosso coração para São Vicente de Paulo, homem de acção e de oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje.
Que aquele camponês das Landes, convertido pela graça de Deus em génio da caridade, nos ajude a todos a todos a pôr mais uma vez as mãos no arado - sem olhar para trás - para o único trabalho que importa, o anúncio da Boa Nova aos pobres."

2ª Reflexão
Vicente de Paulo fez-se tudo para todos... a sua caridade não tinha limites:
era filho de camponês, foi pastor de ovelhas, estudante, professor, escravo, ajudante de pescador, de servo de químico, perceptor de crianças, doutor de teologia, conselheiro real, capelão de palácio, capelão de prisão, formador do clero, correio secreto, ministro da caridade, padre, cura, fundador...
De todos estes empregos, profissões, trabalhos ou actividades atrevo-me a dizer que o mais difícil terá sido o de FORMADOR DO CLERO. Porquê? Porque eu sendo padre sei muito bem, tal como professor que sou, que sofro de uma grande tentação: penso que estou aqui para ensinar e esqueço-me que tenho outro tanto para aprender. Tal como um professor pensa que vai para ali para ensinar e não para aprender...
Vicente de Paulo assumiu o desafio de dar formação ao clero... procurou ensinar o Pai-Nosso ao vigário... com humildade e com santidade...

3ª Reflexão
Se perguntasse a alguém para indicar a principal virtude ou o atributo característico de Vicente de Paulo, com certeza que diria que era a sua caridade e dedicação aos pobres... mas o carisma vicentino apresenta 5 virtudes e não aparece a caridade:
- Simplicidade: dizia Vicente de Paulo que a simplicidade era a virtude que mais amava: Eu chomo-a de meu evangelho.
- Hunildade: É a virtude que permite aos pobres aproximar-se de nós.
- Mansidão: Etimologicamente vem de MANSUERUS que significa o comportamente aconchegante, familiar e doméstico. Se não se pode ganhar uma pessoa pela amabilidade e pela mansidão e paciência, será difícil consegui-lo de outra maneira, dizia.
- Mortificação: Por esta virtude somos interpelados a morrer para nós mesmos. O santos são sants porque seguem as pegadas de Cristo, renunciam a si mesmos e se mortificam em todas as coisas para os mais necessitados.
- Zelo Apostólico ou zelo pelas almas: É a paixão pela humanidade. É a consequência de um coração verdadeiramente compassivo.

Tudo isto leva à acção. Estas 5 virtudes desembocam na caridade sem limites.
A caridade ou o amor e o serviço é o resultado destas virtudes...

Sem comentários: