terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cuidar do mais importante

3ª Feira - XXI Semana Comum

1ª Reflexão
Na Primeira Leitura, São Paulo diz que cuidou da comunidade de Tessalónica: apresentámo-nos no meio de vós com bondade, como a mãe que acalenta os filhos que anda a criar.
Isto que quer dizer?
Há sempre uma dimensão marterna ou familiar na missão,
e há uma dimensão missionária na família ou na comunidade materna...

2ª Reflexão
No Evangelho: Limpa primeiro o interior do copo para que também o exterior fique limpo.
Isto quer dizer.
- que o interior é mais importante,
- que Dus não repara no exterior, não liga às aparências
- Deus só conhece o ´intimo do coração' (refrão do salmo responsorial de hoje).

Se Jesus falasse hoje não diria tal e qual disse nesta página do Evangelho, para limparmos interior em vez de nos preocuparmos com a pureza do exterior.
Diria antes: Se vos sabeis apresentar-vos bem exteriormente e cuidar do vosso aspecto exterior, porque não cuideis do mesmo modo do vosso interior, pois ele é ainda mais importante.

É por isso que nas Sacristias antigamente havia sempre um espelho. Porquê? Para que o Sacerdote se apresentasse bem, pois a comunidade merecia essa atenção e Deus ainda mais. Além disso havia umas 'sacras' ou quadros com orações de preparação interior. O celebrante preparava-se exteriormente sem descurar a sua preparação interior.

Costumo reconfortar alguns colegas meus que são carecas, dizendo-lhes:
"Não te preocupes isso. Se o cabelo fosse mesmo muito importante, Deus em vez de o colocar fora, teria colocado no interior da cebeça..."
Pois é! O mais importante é o que está no interior.
Cuidemos então dele.

Por fim: Se eu ao olhar para alguém sou capaz de dar graças a Deus pela sua beleza exterior que contemplo... ainda mais extasiado devo ficar se pensar que se é assim o exterior, como não será ainda mais belo o interior!


Sem comentários: