sábado, 16 de julho de 2011

O trigo e o joio

Ano A - XVI Domingo Comum














O que é o joio?
O joio é uma erva daninha que nasce nas plantações de grãos, parecida com o trigo.
É conhecido também como cizânia e trigo bastardo ou trigo falso.
Até que a sua espiga esteja madura, é quase impossível distingui-lo do trigo verdadeiro, mesmo sob o escrutínio mais severo.
Debaixo do solo, a raiz do joio é mais ampla e profunda e se entrelaça na do trigo.
O sistema de raízes do joio é bem mais desenvolvido que o do trigo.
Arrancar o joio é arriscar tirar o trigo junto e com ele um grande torrão de terra.
A raiz do trigo é curta e desprende-se facilmente do solo.


3 chamadas de atenção:

Cuidado com as aparências
- Trigo e joio confundem-se – às vezes nós pensamos que é uma coisa e afinal é outra. Às vezes pensamos que estamos a fazer o bem e afinal estamos a fazer mal… As armas do mal ou do joio são as máscaras, o engano e a confusão. Há que estar atento e não se deixar levar pelas armas do mal. Nunca o joio pode virar trigo. O negócio do joio é parecer, aparecer e confundir. Nem tudo o que parece joio é joio e nem tudo o que parece trigo é trigo. Resistir é não se deixar confundir…

Cuidado com as precipitações
- Qualquer decisão precipitada é sempre prejudicial para todos. Há que ter paciência e agir no tempo oportuno. É preciso deixar que os frutos cheguem, pois só o trigo pode dar fruto, o joio nunca: O joio tem o chão, tem a imagem do trigo, mas não dá fruto e nem se torna pão. Só o trigo serve. Só é boa semente aquela que pode dar fruto ou pão. Entretanto, acima do solo, quando trigo e joio começam a espigar, é possível distinguir facilmente um do outro – “pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.20).

Cuidado com os exageros
- Na nossa vida há graças e desgraças, bem e mal. Nós somos mais propensos para ver primeiro e acima de tudo o mal: é porque a desgraça salta mais depressa à nossa vista (a palavra é mais comprida) e também porque uma só árvore a cair faz mais barulho do que toda a floresta que está a crescer.


3 compromissos:

Colaborar
- Faz parte da nossa realidade a coexistência de trigo e joio – a questão não é fazer o joio acabar, mas ajudar o trigo a não morrer, nem ser destruído, mas ajudar a crescer, dar fruto e tornar-se pão.

Acreditar
- Deus permite o mal? É preciso não confundir a vontade de Deus, com a permissão de Deus.

Confiar
- Acabar com o joio é trabalho para Deus e seus anjos. Só eles podem purificar-nos, perdoar-nos e livrar-nos do mal. Deixemos então o juízo e a retribuição nas mãos de Deus e não seremos desiludidos.

Origem da Imagem: http://solascriptura-scriptura.blogspot.com

Sem comentários: