domingo, 22 de maio de 2011

Princípio, meio e fim

Ano A - V Domingo da Páscoa

Quando nos tempos antigos o eloquente Cícero acabava de falar, toda a gente aplaudia, comentando:
- Como falou bem!
Mas quando Demóstenes falava, o povo levantava-se e gritava:
- Vamos a isso.
E ponha-se a caminho.
Podemos reconhecer esta dupla capacidade em Jesus Cristo que diz:
- Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...
É a verdade que maravilha as multidões, o caminho que põe toda a gente a mexer-se e a vida que a todos renova. Ele é o princípio, o meio e o fim. É o caminho que liga a verdade à vida.

Tal como antigamente, hoje há 3 categorias de homens:
Em primeiro lugar os que querem o fim mas não querem nenhum meio para o atingir. É o caso do jovem rico que queria seguir a Cristo mas não estava disposto a empregar nenhum meio e por isso voltou para trás.
Em segundo lugar, há os que querem o fim e até alguns meios. Querem trabalhar mas só um trabalho que lhes agrade. Querem ser eles a escolher os meios. É o caso de Pilatos que queria libertar Jesus mas à sua maneira.
Por fim há os que se colocam diante de Deus dizendo:
- Senhor, Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida. Tudo o que quiseres... tanto o fim como os meios para o atingir.
E o Senhor repetirá:
- Eu sou o Caminho – por mim se vai; eu sou a Verdade – a mim se chega; sou a Vida – em mim se vive.


Sem comentários: