sábado, 28 de maio de 2011

Amor criativo

Ano A - VI Domingo da Páscoa

O exemplo é citado do Pe. Varillon:
Uma mãe de família sofre terrivelmente de enxaquecas. Vai ao médico e este prescreve-lhe, com insistência, um ambiente de silêncio e tranquilidade em que se evite todo o burburinho. De regresso a casa, a mãe chama os filhos mais pequenos e faz-lhes as recomendações necessárias:
- Primeiro, não toques a corneta que te deram no Natal; depois não batas com as portas; em terceiro lugar, quando puseres a mesa, não faças barulho com a louça; quarto, etc.
Depois chama os seus filhos mais crescidos e diz-lhes:
- Foi isto o que disse o médico. Agora, se vocês me têm amor...
E é tudo. Os jovens é que têm de descobrir, sem terem recebido nenhuma ordem concreta, tudo o que for necessário para haver um ambiente de silêncio em casa. É uma questão de amor, de responsabilidade ou maturidade.

Se me têm amor – Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. O movimento não vai dos mandamentos para o amor mas deste para aquele. Para quem ama, a observância dos preceitos será espontânea e natural.

Estas palavras de Jesus são conforto na hora de despedida. Chegava a hora de partir mas o amor anula distâncias e enche ausências. Se alguém Me ama ... Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada. Amar alguém é oferecer-lhe um lugar no seu coração.

Sem comentários: