sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pe. Dehon e Educação

Ao iniciar um novo ano escolar quero recordar a experiência e o legado sobre a educação que nos deixou o Pe. Dehon.:
Experiência:
O Pe. Dehon fundou o Colégio São João no Verão de 1877 e foi o seu director até 1892, quando foi substituído pelo Pe. Mercier. Continuou, no entanto a ser o director oficial, pois era o único para isso legalmente autorizado. Na qualidade de fundador, proprietário e director legal continuou a visitar o Colégio alguns dias por semana. O seu empenho como fundador e Superior Geral de uma Congregação, o seu envolvimento na questão social como estúdios e conferencista e o seu exercício de escritor não permitiam maior disponibilidade para organizar ou acompanhar a vida do Colégio. Em 1896 o Pe. Dehon renunciou definitivamente este cargo, sendo nomeado director o Pe. Delloue, membro da congregação dehoniana.

“Era preciso um titular legal para a casa. Eu não tinha o estágio exigido. Mas a coisa pôde arranjar-se. O Sr. Lecompte continuou titular por alguns meses. Eu pedi uma dispensa completa de estágio. O Sr. Bispo deu este bilhete amável para acrescentar ao meu processo: Autorizamos o Rev. Dehon, vigário em S. Quintino, cónego honorário da nossa Sé catedral, provido de diplomas honrosos da Universidade de França e do estrangeiro, conhecido nesta diocese e fora dela por se ter ocupado com sucesso das obras da juventude, a pedir ao conselho do Departamento do Aisne uma certidão de estágio para a direcção dum estabelecimento de instrução secundária; sendo preciso, autorizámo-lo a pedir dispensa dessa certidão ao Sr. Ministro da Instrução Pública.” Alguns meses depois, eu recebia a dispensa, assinada por Júlio Simon” e passava a ser o Director do Colégio São João durante 19 anos seguidos. (NHV VII – Verão 1877)

Ensinamentos:
A águia é o símbolo da juventude que se renova. (Aos Jovens, Conferência, inventário 38.09, AD: B6/5.9)

A educação religiosa é o cultivo das faculdades mais elevadas do homem, na civilização da inteligência e do coração. (A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, pp. 274-293 do IV Volume das Obras Sociais do Pe. Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985)

A escola sem Deus é um erro social. (Discursos sobre a educação do carácter, in IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 434)

A Igreja é a grande escola do patriotismo como é a verdadeira fonte do progresso nas letras e nas artes. (Acerca do Patriotismo Cristão, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 319)

A infância é a primavera da vida. É mais a idade das flores do que dos frutos. O florescimento e a frescura são-lhe mais convenientes do que a maturidade. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 284)

A inteligência, a vontade, as mãos humanas são a imagem e semelhança da actividade divina. (ACJ 1, Pág. 174)

A juventude deve ter o entusiasmo na acção, a sedução na forma, a audácia na execução. (CR, Pág. 210)

A razão e a fé são duas filhas de Deus, que não devem estar em desacordo. (CR, Pág. 470)

A vida dos jovens dependerá mais daquilo que serão pelo coração e pelo carácter do que pelo conhecimento acumulado na mente. (Discursos sobre a educação do carácter, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 433)

A vida intelectual e moral derrama-se da alma do educador para a alma do seu aluno por duas fontes: a palavra e o exemplo. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 279)

As viagens bem feitas completam o estudo das humanidades… São um complemento da educação. (NQ, 1925, Pág. 102)

As viagens são uma fonte inesgotável de estudo. (NHV, volume III, Outubro 1865 – Outubro 1869, Pág. 184)

Castigai pouco, encorajai muito. Perdoai facilmente, esquecei sobretudo. Que o vosso rosto depois da correcção testemunhe apenas a bondade de ter feito o bem. (Pequeno Directório para os reitores, 1919, in VII volume das Obras espirituais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, pág.248)

Deus não vos pede um trabalho intelectual, mas o vosso amor. Não pede a vossa cabeça, mas o vosso coração. (CF, 9 de Setembro de 1886)

Deus nos livre da educação sem Deus! (CR, Pág. 492)

Educar um cristão é formar um homem de coração, um homem de sacrifício e de dedicação. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 278)

Educar um cristão não é somente dar-lhe noções de ciência humana… não é somente ensinar-lhe boas maneiras…dar-lhes uma ciência… é sobretudo formar nele um nobre e grande carácter, virtudes vigorosas… fazer crescer na sua alma a fé… (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 278)

Eis as virtudes que são as amáveis companheiras da educação cristã: a piedade, a pureza, a energia e o afecto. (Acerca da Educação Cristã e das Virtudes da Infância, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 335)

Façamos os nossos alunos amar Jesus e eles serão santos. (Carta ao Pe. Falleur, 31/12/1884, Inv. 465.45, AD: B22/11)

Jovens cavaleiros, este deve ser o vosso ideal, este deve ser o vosso plano de vida: o livro e a espada devem caracterizar a vossa vida, o estudo e a acção militante devem completá-la. (O sonho do jovem cavaleiro, 1903, in in I Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1979, Pág. 620)

Jovens, é preciso agir! Na vossa idade deve-se ter espírito de combatividade. (Discurso aos antigos alunos de São João. 08/08/1887, AD: B36)

Jovens, sois a nossa esperança e sereis a nossa salvação. A vossa rectidão e a vossa lealdade ganharão os corações. (Aos Jovens, 1898, in I Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1979, Pág. 383)

Na literatura o cristianismo não é a noite sombria, é a luz esplendorosa. (Acerca das Letras Cristãs, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 303)

Nada há de mais belo do que os jovens cristãos, que entram na arena da vida para defender as suas convicções. (CR, Pág. 210)

Não esqueçamos que o objectivo a atingir não é punir, mas corrigir; não é humilhar, mas santificar. (Pequeno Directório para os reitores, 1919, in VII volume das Obras espirituais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, pág. 247)

Não vos esqueceis de edificar os vossos filhos ao mesmo tempo que os instruís. (Discurso Acerca da Educação, 20/01/1888, Inventário 43.04 AD: B7/3)

No prazer a juventude passa mais depressa. (Conferência aos Jovens, inventário 38.09, AD: B6/5.9)

O asseio é um meio de educação: deve reinar nas camaratas, salas de estudo, livros, cadernos. (CC 17/10/1899, Pág. 132)

O ensino não pode limitar-se a palavras: ele propõe e impõe ideias. (NHV, volume III, Outubro 1865 – Outubro 1869, Pág. 173)

O futuro pertence a quem tiver nas suas mãos a formação das novas gerações. (A Educação e o Ensino segundo o Ideal Cristão, Prefácio, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 270)

O livro é bom, mas não é tudo. O livro na mão esquerda e a espada na mão direita. O livro, é a oração, é a leitura, o estudo pessoal feito na sua mesa e o estudo comunitário feito no Círculo. A espada, é a luta, o ataque e a defesa; é a acção social dos sindicatos, das caixas de crédito e dos secretariados do povo. O livro e a espada, tais são, caros jovens, as armas do vosso brasão. A igreja faz-vos seus cavaleiros. (O sonho do jovem cavaleiro, 1903, in I Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1979, Pág. 621)

O livro é um dos conselheiros da criança. Ele segue-a a cada passo. Ensina com o mestre e contra ele. Ele influencia consideravelmente a sua alma de discípulo. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 280)

O mestre desempenha, frente ao seu discípulo, a acção de uma verdadeira paternidade espiritual. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais deLeão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 278)

O modelo por excelência da Educação é Jesus que une a doçura mais suave à força mais triunfante. (Discursos sobre a educação do carácter, in IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 445)

O rumo impresso à educação depende particularmente da ideia que se tem acerca do homem perfeito. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 276)

Os professores são para os alunos e não os alunos para os professores. Ide pausada e sabiamente. (Carta ao Pe. Paris, 31/10/1912, Inv. 300.02, AD: B20/7.4)

Os que amam o estudo evitarão mil tentações que conduzem à ociosidade. (CC 17/10/1897, Pág. 104)

Pela sua vida, inteligência e vontade, o homem é a imagem da Santíssima Trindade. (CA, Pág 50)

Quão belo é o coração que só abraça na terra a virtude e a ciência, a Igreja e a pátria, a família e as santas amizades! (Acerca da Educação Cristã e das Virtudes da Infância, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 326)

Somente o ideal cristão abarca todos os elementos da perfeição humana. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 277)

Trabalhando para os alunos, os mestres acreditam trabalhar para Deus. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 280)

Uma criança sem religião não domina as suas paixões. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 292)

Uma viagem bem feita, grande ou pequena, vale mais do que uma outra recreação ou recompensa. É um estudo, e dos melhores. Este gosto vale mais de que o círculo (convívio), o bilhar ou o romance. (Discurso acerca do estudo da geografia, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 366)

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