quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Humor do Pe. Dehon

O Humor do Pe. Dehon
ou as anedotas dehonianas

- O Pe. Dehon era uma pessoa sempre bem-disposta e bem-humorada. Na vida comum o fundador abria os corações à alegria, comunicava o seu bom humor que a todos alegrava. Recorria muitas vezes a jogos de palavras, fáceis em francês (Cf Giuseppe Manzoni, Leon Dehon y su mensajem, Madrid 1995, pág. 634).
- O Bispo Binet, no elogio fúnebre ao Pe. Dehon, dizia que ele foi sempre jovem, sempre confiante, sempre optimista (Cf. Ducamp A, Le Père Dehon e son Oevre, Paris 1936, pág. 558).
- O fundador tinha um espírito amável e fino de um sábio. Às vezes tinha a subtileza dos franceses, outras vezes a acutilância do humor britânico. Sabia muito bem aplicar a ironia, até ao sarcasmo (Dorresteijn H, Vita e personalitá di P. Dehon, Bologna, 1978, pág. 430).

Identificámos apenas três anedotas do Pe. Dehon nos documentos históricos e que transcrevemos aqui. (Cf. Giuseppe Manzoni, Leon Dehon y su mensajem, Madrid 1995, pág. 644, José Fernandes de Oliveira, Por Causa de um Certo Reino, S. Paulo, 1978, pág. 186).

I
Havia um padre que costumava celebrar a missa com voz muito baixa.
Um dia o Pe. Dehon foi ter com ele e lhe disse:
- Um noviço veio dizer-me que não participou na eucaristia desta manhã. O que é que o Padre aconselha?
- Deve confessar-se imediatamente!
- Então você pode ir já para o Confessionário, mas fique da parte de fora porque você é que vai confessar-se…
- Como assim?
- É que aquele noviço não ouviu nada da missa que você celebrou…

II
Um dia numa casa da Itália, em época de grande carestia, o Pe. Dehon estava cansado e com a saúde combalida. Os tempos eram difíceis. Tanto isto é verdade que se comia muito pouco. O Fundador calava-se, mas o seu estômago dava sinais evidentes de carência. Um dia, saindo para o jardim com o reitor e com o ecónomo, reparou numa vaca muito magra que pastava por lá. Olhando de soslaio o Pe. Dehon declarou:
- Olhem só a coitadinha da vaca. Está a olhar atravessado para nós porque pensa que queremos comer a sua ração…

III
Em Fourdrain, um religioso pintou um quadro para o aniversário do Pe. Dehon. Representava uma paisagem iluminada por um sol na linha do horizonte. Um dos presentes comentou:
- Será o sol nascente ou sol poente?
- Não te preocupes com isso. Nascente ou poente!? – disse o Pe. Dehon. A comparação com o sol é que é demasiado para mim.

Sem comentários: