segunda-feira, 29 de maio de 2023

Apontando para Maria


Memória de Santa Maria, Mãe da Igreja

- Na primeira leitura Deus Pai revela ou indica Maria como sua Filha, sua Serva e a Mãe do seu Filho.

- No trecho do Evangelho é Jesus quem revela ou apresenta Maria como sua e nossa Mãe.

- Nesta segunda-feira do Pentecostes o Espírito Santo revela a dimensão eclesial de Maria e a mostra a dimensão eclesial de Maria. 

Maria é de verdade Mãe da Igreja.


À margem 1

Jesus veio a este mundo partilhar a sua divindade, a sua humanidade.

Partilhou connosco a sua vida, o seu sofrimento, a sua palavra, as suas lágrimas e alegrias.

Partilhou a sua dor, o seu corpo, o seu sangue, a sua morte e a sua ressurreição e vida.

Partilhou até a sua mãe:

- Mulher, eis o teu filho.

Que mais podia partilhar?!

Obrigado Jesus por partilhares connosco a tua mãe.

Obrigado, Mãe, por partilhares connosco o teu Filho Jesus.


À margem 2

Ontem, dia de Pentecostes o Espírito Santo visitou-nos, fixando a sua morada no nosso coração.

Hoje, segunda-feira do Pentecostes, é o dia de retribuirmos esse gesto, visitando o Espírito Santo no seu templo santo.

É por isso que neste dia não podemos deixar de vir à Igreja.


À margem 3

Ontem no final da celebração deixei um trabalho de casa para cada participante - Descobrir qual o dia do seu Pentecostes. Ou seja, descobrir a data do seu Crisma. Esse é o dia do nosso Pentecostes pessoal.

Já concluí o meu trabalho de casa - O meu Pentecostes foi no dia 21 de agosto de 1966, ainda com 8 anos de idade. O ministro desse sacramento foi o Bispo do Funchal, D. João da Silva Saraiva e o meu padrinho de Crisma foi o meu tio Joaquim Vieira. Agradecendo ao Espírito Santo esse graça, quero agradecer e rezar pelo Bispo e pelo meu padrinho, pela minha catequista 'Prima' Lurdes e pelos meus pais que me prepararam para este meu Pentecostes.   

Que Deus os recompense na eternidade.

 

Ver também:

A Igreja é mariana


Sem comentários: