segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Andar curvado


2ª feira – XXX semana comum

No trecho do Evangelho de hoje a assembleia estava reunida na sinagoga no dia do Senhor:

- Jesus ensinava e curava.

- A mulher curada dava glória a Deus.

- O Chefe da Sinagoga indignava-se contra todos.

- Os adversários de Jesus envergonhavam-se.

- A multidão alegrava-se.

 

Quem dizia que se devia respeitar o Dia do Senhor, era apenas aqueles que não estavam a respeitar o espírito do sábado  – o chefe da sinagoga e os adversários de Jesus a quem lhes chama hipócritas.

Todos os outros estavam a viver o espírito e o sentido do dia do Senhor:

- Servir a Palavra (Jesus ensinava e curava)

- Louvar a Deus (a mulher curada dava glorificava a Deus)

- Celebrar ou festejar (a multidão partilhava a alegria)

 

Hoje peço ao Senhor que endireite a minha vida de modo que:

- Em relação a mim, eu acolha a Sua Palavra e a viva.

- Em relação a Deus, eu O glorifique.

- Em relação aos outros, eu saiba partilhar as alegrias e esperanças.

 

À margem:

A mulher curvada apareceu na sinagoga por acaso.

Nada pediu a Jesus, aliás, nem podia olhar para Ele.

Jesus, como sempre tomou a iniciativa e curou-a.

Depois de curada, ela esqueceu-se de si mesma e só pensava em Deus, glorificando-o.

Se fosse comigo como é que teria sido?

Primeiro, se eu estivesse assim doente no físico e no psíquico, nem ia à assembleia.

Depois, se soubesse da presença de Jesus, não me cansaria de lhe pedir a cura.

Finalmente, depois de curado, cheio de alegria, punha-me a correr e a mostrar-me a todos os meus amigos para verem o que me tinha acontecido.

Preciso aprender mais do Evangelho, das grandes lições de Jesus e da grande lição desta mulher curada para endireitar a minha vida e não andar mais curvado.

 

Ver também:

Endireitar-se

Ver a Deus

Encurvada

Em dia de sábado

 

Sem comentários: