sábado, 27 de julho de 2019

XVII semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Desde que chegámos o nosso corpo não teve um instante de repouso; pelo contrário sofremos toda a tribulação: no exterior, combates; no interior, temores. A tristeza segundo Deus produz o arrependimento que leva à salvação: mas a tristeza do mundo produz a morte.
2ª – Foi tão grande o contentamento que me trouxestes que nem estas graves tribulações o puderam ofuscar; a sua grandeza exuberante fez-me esquecer todos os tormentos e opressões que me invadiam.

2ª feira
1ª – Já que sobressaís em tudo, deveis também sobressair nesta obra de generosidade. Aliviai com a vossa abundância a sua indigência, para que também a sua abundância venha a suprir a vossa indigência.
2ª – Ó homem, com que coragem ousas pedir o que recusas dar aos outros? Quem deseja alcançar misericórdia no Céu, deve praticá-la neste mundo. Quando Deus dá, queremos receber; mas quando pede, não queremos dar…

3ª feira
1ª – Quem semeia pouco também colherá pouco, e quem semeia abundantemente também colherá abundantemente.
2ª – Imita a terra, ó homem, produz fruto como ela, para não pareceres inferior às coisas inanimadas.

4ª feira
1ª – Somos o mesmo em palavras pelas nossas cartas, quando ausentes, e nas obras, quando presentes.
2ª – A Igreja é chamada católica ou universal porque está espalhada por todo o mundo, e porque universalmente e sem erro ensina toda a doutrina…. É católica também porque conduz ao verdadeiro culto toda a classe de homens e sara todo o género de pecados… Com toda a propriedade é chamada Igreja, quer dizer assembleia convocada, porque convoca e reúne a todos na unidade.

5ª feira
1ª – A minha preocupação de cada dia é o cuidado de todas as Igrejas. Quem é fraco, sem que eu também me sinta fraco? Quem é escandalizado, sem que eu me abrase?
2ª – A Igreja Católica: este é o nome próprio desta santa mãe de todos nós; ela é a esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

6ª feira
1ª – Ele disse-me: Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta o meu poder.
2ª – Onde maior é o trabalho, maior é o lucro. Se amas somente os bons discípulos, não terás nisso mérito algum; o mérito está em ganhar pela bondade a confiança dos piores.

Sábado
1ª – Não são os filhos que devem ganhar para os pais, mas os pais para os filhos. Será que, por vos ter mais amor, sou menos amado?
2ª – Prestai atenção ao bispo, para que também Deus vos preste atenção. Seja o vosso Batismo como um escudo, a fé como um capacete, a caridade como uma lança, a paciência como um arsenal de todas as armas; os vossos depósitos sejam as boas obras.

Santoral
29/7
Estamos a caminho e não em morada permanente; em viagem e não na pátria definitiva; em tempo de desejo e não na posse perfeita.

30/7
Ó homem, porque te consideras tão vil, tu que és tão precioso para Deus? Porque é que, sendo tu tão honrado por Deus, tanto te desonras a ti mesmo?

31/7
Com a leitura frequente dos livros da vida dos santos, Inácio começou a ganhar gosto pelas coisas que ali estavam escritas.

01/8
Dando-nos o seu Filho, deu-nos com Ele todos os bens: a graça, a caridade e o paraíso; porque todos estes bens são certamente menores que o seu Filho.

02/8
Instantemente vos peço que guardeis a fé com todo o cuidado, mantenhais a concórdia, vos dediqueis à oração e vos recordeis sempre de mim, para que o Senhor se digne libertar a sua Igreja que sofre por todo o mundo.



Sem comentários: