sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Effathá

6ª feira - V semana comum
No centro do Evangelho de hoje há uma palavra pequena, mas muito importante. Uma palavra que, no seu sentido profundo, resume a mensagem e toda a obra de Cristo. O Evangelista cita-a na língua própria de Jesus, a que Jesus pronunciou, de modo que a escutamos ainda mais viva. Esta palavra é ‘effathá’, que significa: ‘abre-te’.
Jesus estava atravessando a região dita ‘Decápole’, entre o litoral de Tiro e Sidónia e a Galileia; uma zona não judaica. Levaram a ele um homem surdo- mudo para que o curasse. Jesus tomou-o a parte, tocou-lhe nos ouvidos e ma língua e, olhando para o céu, disse: ‘Effathá’, que significa; ‘Abre-te’. E aquele homem começou a ouvir e a falar. Eis então o significado histórico, literal desta palavra: aquele surdo-mudo, graças à intervenção de Jesus, ‘se abriu’; antes estava fechado, isolado, para ele era muito difícil se comunicar; a cura foi uma ‘abertura’ aos outros e ao mundo, uma abertura que, partindo dos órgãos da audição e da palavra, envolvia toda a sua pessoa e a sua vida: finalmente podia comunicar e relacionar-se de um modo novo. Mas todos nós sabemos que o fechamento do homem, o seu isolamento, não depende apenas dos órgãos dos sentidos.
Existe um fechamento interior, que diz respeito ao núcleo profundo da pessoa, aquilo que a Bíblia chama de ‘coração’. É isso que Jesus veio ‘abrir’, libertar, para nos tornar capazes de viver plenamente a relação com Deus e com os outros. Por isso esta pequena palavra ‘effathá – abre-te’, resume em si toda a missão de Cristo. Ele se fez homem para que o homem, que se tornou interiormente surdo e mudo pelo pecado, se torne capaz de ouvir a voz de Deus, a voz do Amor que fala ao seu coração, e assim aprenda a falar, por sua vez, a linguagem do amor, a comunicar com Deus e com os outros. Se não rezamos ou falamos de Deus e a Deus então somos mudos. Se não escutamos, não seguimos a sua Palava, então somos surdos.
Por esse motivo a palavra e o gesto do ‘effathá’ foram inseridos no Rito do Batismo, como um dos sinais que explicam o seu significado.
O celebrante com a mão direita estendida para a criança batizada diz: Effathá! O Senhor Jesus, que fez ouvir os surdos e falar os mudos, te dê a graça de, em breve, poderes ouvir a sua palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai.
Oremos para que o Senhor nos faça experimentar todos os dias, na fé, o milagre do “effathá“, para vivermos em comunhão com Deus e com os irmãos.
(Cf. Bento XVI, in Angelus 9/9/2012)



Sem comentários: