quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Lições de uma santa esposa e mãe

Memória de Santa Mónica

Ela tinha um mau marido e um mau filho.
A sua paciência, lágrimas, orações e perseverança fizeram com que tanto o marido, como o filho e ainda a sogra se convertessem.
(Saibamos nós também convertermo-nos para converter quem está mais perto de nós…)

Ela tinha um segredo para a harmonia familiar.
“Quando o meu marido está de mau génio, eu esforço-me por estar de bom génio. Quando grita, eu calo-me. E como para lutar são precisos 2, e eu não aceito a luta… então não lutamos..”
(Aprendamos a construir uma sã convivência. Esta depende de todos, mas sobretudo dos mais fortes…)

O seu filho Agostinho reconheceu que a sua mãe o tinha gerado na sua carne para que visse a luz do tempo como também o gerou com o seu coração para que nascesse à luz da eternidade.
Pois quando uma mãe se ajoelha em preces, um filho se levanta.
(Ajoelhemos e rezemos e à nossa volta o milagre acontecerá…)

Quando se preparava para regressar à sua terra natal no Norte de África, caiu doente.
As suas amigas lamentaram-se:
- Que pena morrer longe da sua casa…
- Não há sítio que esteja longe de Deus, de maneira que não tenho que temer. Deus encontrará o meu corpo para o ressuscitar em qualquer lugar.
(Não há lugar em que fiquemos longe de Deus, pois Ele encontra-se sempre perto de nós…)

O seu filho Agostinho, diz que apenas chorou uma hora pela morte de quem tinha chorado anos a fio pela sua conversão.
- Considero uma ofensa chorar por quem morre tão santamente. Saudade sim, tristeza não!
(Choremos antes pelos nossos pecados e a nossa alegria será completa…)


Sem comentários: