quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ladainha antiga portuguesa



Ladainha Portuguesa
do Século XVI
ao Coração de Jesus

da autoria de Jorge da Silva, que foi conselheiro de estado
ao tempo do Rei D. Sebastião.

Aspirações da alma devota do Sacratíssimo lado
de Jesus nosso Redentor
Oh Coração de Jesus, toda a honra e glória dos homens, aonde o Padre Eterno depositou infinitas riquezas para eles, a vós irei meu coração, buscar minha parte, não o negueis a quem pede com humildade e amor.
Oh Coração de Jesus, dulcíssimo esposo da minha alma, já estivera no inferno se vos não fôreis.
Oh Coração de Jesus, ferido por meus amores.
Oh Coração de Jesus, arca do grande Noé, recolhei esta minha alma em vós, estará segura do dilúvio das muitas águas.
Oh Coração de Jesus, cofre da Santíssima Trindade.
Oh Coração de Jesus, fito das almas santas, quem a vós atira não errará o alvo de sua salvação.
Oh Coração de Jesus, dulcíssimo favo de mel de Jonatas, quem tocar em vós com o entendimento e gostar com a vontade, abrir-se-lhe-ãos olhos intelectuais, e ressuscitará espiritualmente.
Oh Coração de Jesus, pedra de cevar da minha alma, ó se a levasseis a vós, de maneira que jamais se desunisse, nem apartasse de vós.
Oh Coração de Jesus, mar de meus grandes amores, segura vai a minha alma quando navega por vós.
Oh Coração de Jesus, Arca do Novo Testamento, assim era razão que lei de tanto amor não fosse escrita em tábuas de pedra dura, mas em corações brandos.
Oh Coração de Jesus, lucerna claríssima neste lugar caliginoso, quem tiver os olhos sempre em vós não poderá errar o caminho da pátria celestial.
Oh Coração de Jesus, olhos da minha alma, com eles espero ver a divina formosura.
Oh Coração de Jesus, pedra preciosíssima, encastoada no Verbo Eterno.
Oh Coração de Jesus, espelho claro, em que os Anjos estão vendo a omnipotência, sabedoria e bondade de nosso Deus.
Oh Coração de Jesus, fonte de águas vivas, de vós bebem todos os bemaventurados: ninguém se salvou, nem salvará senão por vós.
Dize o Apóstolo: Em Cristo nos elegeu o Pai antes da Criação do mundo, e mediante ele nos assentou no Céu e nos gratificou e houve por gratos assim neste seu amado Filho. Pois vinde ó almas santas e com alegria tirareis água das fontes do Salvador.
Oh Coração de Jesus, inflamado em vivas brasas de amor. Oh brasas vivas de amor para o meu coração.
Oh Coração de Jesus, porta da divindade, ó quem entrasse por vós naquela eternidade.
Oh Coração de Jesus, almofada d’alma devota, aonde descansa branda, e suavemente dos trabalhos e tentações da Carne, Mundo e Diabo.
Oh Coração de Jesus, entranhas de misericórdia do nosso Deus, das quais nos visitou desde o alto, para que metidos e escolhidos nelas em santidade e justiça o sirvamos em todos os dias de nossa vida.
Oh Coração de Jesus, fonte dos Sacramentos, de vós sairão aqueles sete rios Sacramentais, que justificam as almas, e as habilitam para as bodas eternas do Cordeiro.
Oh Coração de Jesus, aljava do Pai Eterno, donde atira amorosas setas que passam o meu coração de parte a parte, aonde está a erva que o meu coração ferido vai buscar para seu remédio.
Oh Coração de Jesus, Sol claro e resplandecente, os divinos raios que em vós estão e vem minha alma à vossa essência divina.
Oh Coração de Jesus, fonte de Siloé, aonde se tira toda a cegueira, rio Jordão aonde se lava a lepra dos pecados.
Oh Coração de Jesus, mar vermelho, aonde se afogam os inimigos e por onde se vai à verdadeira terra de promissão.
Oh Coração de Jesus, farol de minha glória, quem atinar as vossas resplandecentes chamas não o alagará o bravo mar deste mundo, nem dará à costa do Inferno a Vós levantarei os meus olhos porque de Vós me há-de vir o socorro.
Oh Coração de Jesus, botica da essência divina, aonde estão divinos remédios para corações atribulados.
Oh Coração de Jesus, fonte das hortas, poço de +aguas vivas, que correm com ímpeto do Monte Líbano.
Oh Coração de Jesus, harpa de David em Vós se tangem consonâncias que alegram a Cidade celestial de Jerusalém.
Oh Coração de Jesus, fragoa em que o Pai Eterno fabrica amorosos raios que abrasam minhas entranhas. Assim que vós meu coração de Jesus sois minha água que me lavais, meu fogo que me queimais, minha fera que me feris.
Oh Coração de Jesus, ó coação de minha alma: minha alegria, nas minhas alegrias, ornamento nas coisas prósperas, refúgio nas adversidades, valhacouto nas tentações; remédio nos trabalhos. Uma das coisas em que mais resplandece a omnipotência, sabedoria, bondade e amor infinito do nosso Deus é no coração de Jesus, grande foi o amor que vos abriu o coração, grande o amor que vos tem aberto.
Ó ditosa e feliz porta dos pecadores quem me dera penas como pomba, voarei e repousarei no coração de Jesus, Deus e Senhor Meu.
Pois ó doce Jesus, peço-vos que aquele imenso amor que vos rompeu este peito, este mesmo amor abrase minha alma, e recolhendo-a no mesmo peito chegue a vós, amor essencial: e vendo vossa clara formosura se deleite em vós, riqueza eterna para sempre ámen.
(Mensageiro do Coração de Jesus, tomo LXI, 1943, página 36)



Sem comentários: