quarta-feira, 24 de março de 2010

Baptismo de Leão dehon


Assinalamos neste dia o aniversário do baptismo do Pe. Leão Dehon.
Transcrevemos o que ele mesmo escreveu sobre esta efeméride nas suas próprias memórias.

Primeiro Escrito:
Fui baptizado a 24 de Março, na pobre igreja de La Capelle, pelo digno e venerável P. Hécart, que devia continuar ainda a ser seu pároco por mais doze anos e que me preparou à primeira comunhão.
O dia 24 de Março era a festa do menino mártir, S. Simeão. Mas eram sobretudo as primeiras vésperas da festa da Anunciação. Senti-me feliz, mais tarde, em unir a recordação do meu baptismo com a do Ecce Venio de Nosso Senhor.
Ganhei uma grande confiança com esta aproximação. O Ecce Venio do Coração de Jesus protegeu e abençoou a minha entrada na vida cristã. O Senhor não ficará ofendido por eu ver nisso uma atenção da sua Providência em vista da minha vocação actual de Sacerdote-Hóstia do Coração de Jesus.
Eu tive sempre veneração pela lembrança do meu Baptismo. No colégio gostava de renovar as promessas baptismais. Em Roma caiu-me nas mãos o belo livro de Exercícios de Santa Gertrudes e fez-me um grande bem. Gostava de me servir dele para renovar em mim as graças do meu baptismo. Em cada uma das minhas férias, ia fazer uma devota peregrinação às fontes sagradas do meu baptismo, e senti um aperto de
coração quando a velha pia foi enterrada num altar, e depois desapareceu
completamente. (NHV, I).
O padrinho do baptismo foi o tio Eduardo Gustavo Dehon e a madrinha a tia materna Julieta Augustina Vandelet. A celebração ocorreu, ao décimo dia do nascimento, isto é, numa Sexta-feira.

Escrito do Meio:
Celebro hoje o 44º Aniversário do meu Baptismo. É um dia de renovação. Releio e medito o piedoso exercício de Santa Gertrudes sobre o baptismo. Redijo o meu Ecce Venio. Quero viver e morrer pela Obra do Coração de Jesus. Entrego-me inteiramente a ela. (NQ 1887-97/3).

Último escrito:
No dia 24 de Março eu relembro com Santa Gertrudes as recordações do meu baptismo, para alcançar assim as graças: os exorcismos, a profissão de fé , a oblação, a unção, a vida nova simbolizada pela veste branca e o círio. Eu saúdo e invoco os meus patronos do baptismo, São Leão e Santo Agostinho. Peço humildemente perdão a Deus por todas as faltas às minhas promessas baptismais. (NQ 1925-52/45)

Sem comentários: