terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pedir ajuda

3ª Feira - III Semana Advento

Um pai tinha muitos filhos e disse a cada um:
- Filho, vai hoje trabalhar na vinha.
O primeiro disse ao pai:
- Eu vou já – mas afinal não foi nem se justificou.
O segundo resmungou:
- Quanto é que me pagas por isso?
Outro advertiu:
- Eu já tenho a minha própria vinha!
Um outro avisou:
- Eu só vou quando todos forem, pois não vou trabalhar em vez de ninguém.
Aquele outro desculpou-se:
- Não posso ir agora, só mais tarde, talvez amanhã…
- Nem pensar, pois estou muito cansado
- Eu não, porque até nem gosto de vinho.
- É melhor contratar trabalhadores…
- Estava mesmo a ver que ia sobrar para mim…
- Se fosse para uma festa anda punha alguma hipótese de ir.
- Só me dás trabalho e mais nada.
- Isso é que era bom! Já lá foi o tempo do quero, posso e mando.
- Deixem-me em paz. Não tenho nada a ver com isso.
- Não tenho jeito para essas coisas.
- O melhor é repartir por todos a vinha como herança e cada um que se desenrasque.
- O que é que os vizinhos dirão?! Afinal quem somos nós?
- Já é tempo de acabar com essa vinha e investir noutra cultura.
Por fim, o mais novo respondeu:
- Eu é que preciso da ajuda do pai.
E o pai todo satisfeito exclamou:
- Até que enfim… Já alcancei o que pretendia.
É que o pai tinha pedido ajuda aos filhos, para que os filhos nunca tivessem medo de pedir ajuda ao pai…

Sem comentários: