sábado, 4 de abril de 2009

Via-Sacra (6)

A Via-Sacra das Pessoas
E as pessoas na Via-Sacra



1ª Estação - Jesus é Condenado
PILATOS:
Eu, Pilatos, lavo as minhas mãos.
Não quero envolver-me nesse assunto de Jesus de Nazaré.
Os judeus que façam d'Ele o que quiserem.
Se o crucificarem, o problema é deles.
Ao olhar para as minhas mãos, sinto-as vazias.
Sou como tanta gente que nada faz para salvar os inocentes.
Sinto as minhas mãos vazias…

2ª Estação – Jesus carrega com a cruz
OS DISCÍPULOS:
Nós somos os discípulos de Jesus.
Um dia Jesus nos escolheu para ficarmos com Ele.
Hoje, ao vermos o nosso Mestre a carregar com a sua cruz, afastamo-nos para longe, como se o não conhecêssemos.
Ele convidou-nos um dia:
Quem quiser ser meu discípulo, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me todos os dias.
Custa-nos tanto abraçar a nossa cruz.
Custa-nos tanto seguir Jesus que às vezes até fugimos d'Ele.

3ª Estação – Jesus cai pela 1ª vez
AS CRIANÇAS:
Nós, crianças de Jerusalém, um dia fomos acolhidos e abraçados por Jesus.
Hoje, Ele abraça uma cruz.
Caído no chão, Ele mostra-se do nosso tamanho, pequeno como nós.
Ele sempre ensinou que o Reino dos Céus é dos pequeninos e humildes.
Jesus sempre nos respeitou tal como somos e sempre nos ajudou a crescer.
Levantar-se depois de uma queda é crescer como uma criança.
Quem nos dera ser do tamanho de Jesus.

4ª Estação – Jesus encontra a sua mãeMARIA:
Eu, Maria de Nazaré, mãe de Jesus e esposa de José.
Eu compreendo o sofrimento de tantas mães. Mães que sofrem e choram pelos seus filhos transviados.
Sofro em silêncio, como elas.
Que os seus filhos sejam cada vez mais parecidos com o meu Filho Jesus e que amem a sua mãe como Jesus me amava a mim.

5ª Estação – Jesus é ajudado pelo CireneuO CIRENEU:
Eu, Simão, natural da cidade de Cirene.
Vinha do campo quando os soldados me obrigaram a levar a cruz de Jesus.
Não fui propriamente um voluntário, nem me pediram o parecer.
Ao regressar a casa, tive a sensação de que ajudar alguém é fonte de alegria. Tive então pena de a iniciativa não ter partido de mim, de não me ter oferecido a ajudar.
Como seria bem se todos nos ajudarmos nas dificuldades, sem que ninguém nos obrigue a isso ou nos peça por favor.

6ª Estação – Jesus encontra a VerónicaVERÓNICA:
Eu, Verónica, estava por entre a multidão de Jerusalém que via Jesus passar carregando a sua cruz. Vi o rosto desfigurado de Jesus e nesse rosto vi a imagem de tantos homens maltratados na sua dignidade.
Cada um de nós deve sentir-se responsável por devolver a esses rostos alegria e a paz.
Eu limpei o rosto de Jesus e foi grande a minha consolação. Eu queria consolar e afinal fui consolada e confortado por Jesus..

7ª Estação – Jesus cai pela 2ª vezANJOS:
Nós, Anjos do Senhor, um dia cantámos a alegria do Natal de Jesus. Nessa altura cantámos a glória dos Céus e a paz da terra, quando o Filho de Deus Se fez homem para o homem vivesse como Filho de Deus.
Hoje, acompanhamos o mesmo Jesus que sobe o Calvário. Ele está de rastos para dizer a todos os homens que desceu à condição humana para que todos se levantem com Ele.

8ª Estação – Jesus encontra as mulheres de JerusalémMULHERES:
Costuma dizer-se que as mulheres não sabem senão chorar.
Nós, mulheres de Jerusalém, não podíamos ficar em casa. Viemos partilhar a dor de uma Mulher, a mãe de Jesus.
Com as lágrimas nos olhos partilhamos dos sofrimentos de Jesus.
Ele pediu que enxugássemos os nossos olhos para vermos mais além. Que as nossas lágrimas não nos impeçam de ver soluções para os nossos problemas.

9ª Estação – Jesus cai pela 3ª vez
CENTURIÃO ROMANO:Eu, Centurião Romano, encarregado de comandar os soldados, estava ali a ver o último percurso de Jesus.
Ele disse um da que era o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ele caiu pela terceira vez para dizer que caminhar é levantar-se sempre e que mesmo de rastos podemos avançar sempre.
Ele é na verdade o Filho de Deus, o Caminho para o Pai.

10ª Estação – Jesus é despojado das suas vestes
MADALENA:
Eu, Maria Madalena, segui desde o princípio a caminhada de Jesus para o Calvário.
Lembrava-me então daquele dia em que lavei os pés de Jesus com as minhas lágrimas de arrependimento e de conversão.
Jesus nasceu pobre, viveu simples e humilde e agora no Calvário, experimenta verdadeiramente o que é não ter sequer roupa para cobrir a sua nudez.
Despojou-se das vestes para nos despojar dos nossos pecados e nos revestir da sua graça e perdão.
Eu, a pecadora arrependida, sei bem que pecar é despojar Jesus da nossa vida.

11ª Estação – Jesus é crucificado
BOM LADRÃO:
Dizem que eu sou o bom ladrão, mas eu não roubei nada a ninguém.
Apenas me revoltei contra a ocupação da minha pátria pelos romanos.
Até nem roubei o Paraíso, foi um dom ou promessa de Jesus.
Já que não vivi como Jesus, aproveitei a graça de morrer com Ele aceitando o seu perdão, querendo estar para sempre com Ele no seu Reino.

12ª Estação – Jesus morre na cruz
DEUS PAI:
De tal modo amei o mundo que enviei o meu Filho para salvar o mundo.
Eu recebi nas minhas mãos a sua oferta ou oblação para que todos os meus filhos recebam o nosso amor e redenção.
O meu Filho Jesus morreu rezando para que todos os seus irmãos façam da sua vida uma oração.

13ª Estação – Jesus é descido da cruz
JOÃO EVANGELISTA:Eu, João, discípulo predileto de Jesus, amparava a sua Mãe Maria e ela amparava-me a mim.
De novo Jesus voltava aos braços da sua mãe, para recomeçar a viver entre nós.
Eu vi e acreditei: aquele coração aberto não podia fechar-se nunca mais.
Eis o coração que tanto amou os homens…

14ª Estação – Jesus é sepultado
JOSÉ DE ARIMATEIA:
Sou José de Arimateia. Apesar de considerar Jesus um inocente não tive a coragem de me opor publicamente à sua condenação.
Outrora eu não quis aceitar a sua luz e agora deposito-o nas trevas do túmulo.
Não o aceitei em vida, agora recebo-o morto para o levar até ao sepulcro.
Mas depois da escuridão da noite, surge sempre a aurora, a luz de um novo dia.

15ª Estação – Jesus ressuscita
JESUS de NAZARÉ:
Eu sou Jesus que Judas entregou…
Eu sou Jesus que Pedro negou três vezes…
Eu sou Jesus que Pilatos julgou e condenou…
Eu sou Jesus que vós crucificastes…
Eu sou Jesus, eu sou a Ressurreição e a Vida.
Quem crê em Mim, nunca mais se afastará de Mim e viverá para sempre…
Agora nem a morte nos separará…


Sem comentários: