quarta-feira, 6 de agosto de 2025

A montanha, a nuvem e a voz


Festa da Transfiguração do Senhor

A montanha

O Evangelho afirma que a Transfiguração ocorre em um "alto monte" (Mc 9,2; Mt 17,1). Dessa forma, conecta-a com dois importantes eventos bíblicos, que também ocorreram no topo de uma montanha: a aliança que Deus estabeleceu com Israel no Monte Sinai, no tempo de Moisés, e a revelação de que há um só Deus verdadeiro, que Ele fez no Monte Carmelo, no tempo de Elias. De fato, ambos estão presentes na Transfiguração, para dar testemunho de Cristo, que realiza o que eles começaram. Mais tarde, a morte e a ascensão de Jesus ao céu também ocorrem em duas montanhas: o Calvário e o Monte das Oliveiras.

Os Evangelhos não mencionam o nome da montanha, mas a tradição a identificou com Tabor, na Baixa Galileia, perto do Lago Genesaré.

A subida à montanha refere-se ao esforço daqueles que seguem Jesus. A maioria permaneceu no vale. São Jerônimo enfatiza que somente aqueles que subiram à montanha viram Jesus transfigurado. Assim, os cristãos devem caminhar com Cristo para contemplá-lo: Jesus não se transfigura enquanto está cá em baixo: ele sobe e então se transfigura. “E os conduziu a um alto monte, à parte, e foi transfigurado diante deles.” Ainda hoje, para alguns, ele está em baixo e para outros, em cima. Aqueles que estão em baixo também têm Jesus em baixo, e são as multidões que não podem subir a montanha — somente os discípulos sobem a montanha; as multidões permanecem em baixo. Portanto, se alguém está em baixo e pertence à multidão, não pode ver Jesus com vestes brancas, mas sim com vestes imundas. Se alguém segue a letra e está completamente em baixo e olha para a terra como um animal irracional, não pode ver Jesus com suas vestes brancas. No entanto, quem segue a palavra de Deus e sobe a montanha, isto é, ao mais alto, para essa pessoa Jesus é transfigurado instantaneamente, e suas vestes se tornam muito brancas.

 

A nuvem

A nuvem simboliza a presença de Deus. Durante o Êxodo, no deserto, Deus se fez presente por meio de uma nuvem que guiou o povo e, quando acamparam, "desceu" sobre a Tenda do Encontro, "cobrindo-a" com sua sombra (cf. Ex 24:15-18). Isaías a identifica com o Espírito Santo (cf. Is 63:14).

Essa mesma nuvem "desceu" sobre Maria e a "cobriu com a sua sombra", tornando-a fecunda (cf. Lc 1,35). Agora, ela "desce" sobre Jesus e o "cobre com a sua sombra" (cf. Mc 9,7), indicando que Deus está presente, cumprindo todas as suas intervenções salvíficas anteriores. O uso dos mesmos verbos nos três textos é significativo.

 

A voz

Assim como aconteceu no Batismo, na Transfiguração Jesus ora com o desejo de se submeter à vontade do Pai, o que coincide com a obediência e o sofrimento do Messias. Em resposta, sinais de Sua aprovação vieram do céu: a luz que transfigurou Cristo e a voz que o proclamou "Filho amado", acrescentando o convite a ouvi-lo, pois ele é o profeta definitivo.

(Inspirado numa reflexão do Pe. Eduardo Sanz de Miguel, Carmelita Descalço)

 

À margem

Os cinco dedos que apontam para a Transfiguração ou que a Transfiguração aponta para nós.

 

1º dedo – Da unidade à Trindade

São Tomás de Aquino comenta que na Transfiguração “apareceu toda a Trindade: o Pai na voz, o Filho no homem, o Espírito na nuvem luminosa”. A liturgia de hoje, porém, sublinha que a Transfiguração é como um grande ápice da pregação de Cristo. O Pai fala, o Filho é a Palavra, o Espírito é a luz ou a nuvem.

 

2º dedo – Do monte das tentações ao monte da Transfiguração

É também a contrapartida das tentações que Ele sofreu no deserto. No deserto, o Diabo O tentou; aqui, na Transfiguração, dois santos O acompanham. Lá, Satanás citou a Lei e os Profetas para tentá-Lo; aqui, os representantes mais importantes da Lei e dos Profetas aparecem ao Seu lado para apoiá-Lo. Lá, Ele estava faminto e humilhado; aqui, Ele aparece cheio de glória e poder. Lá, Ele mostrou que era um verdadeiro homem; aqui, Ele mostra que é verdadeiro Deus.

 

3º dedo – Da terra ao Céu

Cristo foi transfigurado para dar aos Seus discípulos – e a nós – um vislumbre da glória do Céu, para que eles não tivessem medo de partir para lá e não quisessem mais sair de lá.

 

4º dedo – Da Paixão à Ressurreição

Não se pode ter verdadeira fé sem lembrar tanto a Paixão quanto a Glória de Cristo: que Ele é Homem e Deus. É importante notar que esses mesmos Apóstolos – Pedro, Tiago e João – também foram escolhidos por Cristo para testemunhar Sua Paixão no Jardim das Oliveiras, bem como a ressurreição da filha de Jairo. Cristo ensinou o valor de Seu sacrifício voluntário, aceitando o “cálice” e deixando-se “espremer como uma azeitona” (Getsémani = prensa de azeite), mas também nos disse para “não temermos”, pois Ele tem o poder de vencer a morte (a ressurreição da menina) porque Ele é Deus. Os Apóstolos compreenderiam completamente o dom da Transfiguração somente depois de beberem do cálice dos sofrimentos de Nosso Senhor. Devemos lembrar que esta é precisamente a promessa de Nosso Divino Salvador a São Tiago e São João, quando lhes disse: "Bebereis o cálice do qual eu bebo". Implícita nesta advertência de Cristo não está simplesmente a participação em Sua morte, mas também nos sofrimentos interiores que eles teriam que suportar por amor ao Seu Nome.

 

5º - Da Transfiguração à Eucaristia

Uma lembrança da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo aos três Apóstolos, Pedro, Tiago e João, pode ser encontrada na Missa, quando Jesus é levantado pelo sacerdote para que todos O adorem, como foi o caso dos Apóstolos, que se curvaram diante da Divindade. De fato, assim como Moisés e Elias testemunharam a divindade de Cristo no Monte Tabor, também os anjos, embora invisíveis, estão presentes em cada Consagração do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Nosso Senhor. É verdade que os tipos de milagres são diferentes. No primeiro, a admiração surge muito mais naturalmente, dada a mudança na aparência de Jesus, sem mencionar a presença das duas figuras do Antigo Testamento. No entanto, o segundo milagre é mais significativo porque substâncias comuns são transformadas no próprio Deus. A transfiguração é a prefiguração ou pré-anúncio do mistério da Eucaristia.

 

Ver também:

Transfigurar ou ressuscitar

Acompanhar, subir, ver

Os degraus do monte Tabor

Primeira romaria quaresmal

Como as estrelas do céu

Sobre a transfiguração

Pare, escute e olhe

Os montes de Deus

Escutar, seguir e compreender

Testemunhas do Tabor

Sacrificar, testemunhar e transfigurar

Acampar no Tabor

Escutar em vez de ver

Símbolos da transfiguração

Transfigurar-se

Ser transfigurado

Escutar o Senhor

Está nos olhos

Transfiguração

 

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