domingo, 1 de outubro de 2017

Filho, vem hoje visitar-me


XXVI domingo comum

Adaptação do evangelho de hoje:
- Filho, vai hoje à missa. 
Mas ele respondeu-lhe:
- Não quero.
Depois, porém, arrependeu-se e foi.
Dirigiu-e ao segundo filho:
- Filho vai hoje à missa...
- Sim, eu vou.
Mas de facto não foi...

Uma mãe tinha muitos filhos.
A todos enviou-lhes um recado que dizia
- Filho, vem hoje visitar a tua mãe.
Um respondeu logo:
- Hoje não posso... estou demasiado cansado.
Outro retorquiu:
- Já tenho um compromisso.
Aqueloutro desculpou-se:
- Eu só vou em dias de festa…
Este escusou-se:
- Já não tenho idade para essas pieguices.
Aquele recusou:
- Eu já tenho a minha própria família.
- Só irei quando todos resolverem ir também.
- O que é que eu ganho com isso?
- Já não aguento a mesma choradeira.
- Se precisa de mim, sabe onde eu moro.
- Não vou, pois quem vai é dos piores.
- O tempo mudou, ela já não manda em mim.
- Peça-me tudo menos esse sacrifício.

E naquele domingo a igreja paroquial ficou vazia,
ninguém foi à missa...
Não houve filhos, mas não deixou de haver mãe.

Quem me dera que se cumprisse a palavra do Evangelho:
Quem disse que não ia, arrependeu-se e afinal foi,
já que quem prometeu ir, não apareceu.





Sem comentários: